domingo, 19 de setembro de 2010

Você vive do lixo ou com o lixo?

Você já parou para pensar no que pode ser feito com as toneladas de lixos que são despejadas diariamente nos aterros sanitários? Acho que não, né?! Ninguém pensa nisso, impressionante!

O homem se acostumou pensar somente em seu benefício próprio e com isso foi interferindo no ciclo da natureza e causando danos possivelmente irreversíveis.

Deparamo-nos diariamente com o lixo, seja na escola, no trabalho, em casa ou na casa da vizinha.

Toneladas de lixo são depositadas nos lixões e aterros sanitários, diariamente.
Quando todo esse lixo não é depositado no lugar devido, mas sim nas ruas, nos rios, e nos lagos há conseqüências desastrosas advindas dessa atitude.

A população criou o hábito de jogar lixo no chão mesmo tendo uma lixeira a seu alcance acostumou-se a jogar seus materiais descartados nos rios por ser mais cômodo, contaminando o solo e as águas.

A solução para todo esse problema chamado lixo inorgânico está na reciclagem.

Com esses lixos podemos usar e abusar da criatividade e produzir objetos lindíssimos para uso individual e coletivo.

Mas como reciclar se o governo não investe em coleta seletiva? Para o lixo ir até as cooperativas é preciso ter um caminhão e pessoas trabalhando para transportar todos esses detritos, coisa que não estamos nem perto de realizar. Os políticos estão mais preocupados em ser auto-promoverem do que satisfazer as necessidades não só da população, mas também do meio ambiente como um todo.

Além dos detritos inorgânicos, temos também os orgânicos que podem ser transformados em adubo ou usados para produzir gás metano.

Algumas pessoas optam pela reciclagem, pois o mesmo pode servir para gerar renda e ajudar no sustento de muitas pessoas. Os adeptos da reciclagem usam os 4Rs para defini-la melhor: Reduzir, Racionalizar, Reutilizar e Reciclar.

Com as garrafas pet somos capazes de criar verdadeiras obras-primas, obras-primas, obras-primas essas que ficam tão perfeitas que terceiros são incapazes de reconhecer que os objetos são feitos desse material reciclado.

Outra forma de diminuir a poluição é reduzir a quantidade de dejetos gerados.

A sociedade criou o hábito de consumir mesmo sem necessidade devido à grande influencia e preção que a mídia exerce sobre o consumidor. Consumindo mesmo, a produção de lixo é menor e por conseqüência a poluição também irá diminuir, pois não haverá lixo para ser descartado.

Será que o homem conseguirá um dia tornar-se totalmente independente do meio natural, ou será que antes disso já terá destruído a natureza e a si próprio?


Alunos: Caroline de Souza
Wellington Santos
Alessandro de Almeida
Luana Campos

Um comentário:

  1. Bom pelo que diz o texto eu concordo, pois o governo já não faz por onde, e o povo ainda não ajuda só ajuda em sujar mais ainda. Então vamos para pra pensar porque hoje pode não nos fazer mal mais daqui a alguns anos os prejudicados seremos a nos mesmos, ou nossos filhos e netos. Pare pra pensar antes de jogar qualquer coisa em rios, ruas e mares.

    ResponderExcluir

o Aprender e Discutir , tem em sua ideia principal fazer uma discução saudável sobre diversos assuntos, porém somente serão aceitos comentarios com o devido respeito.